quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

VOCÊ TEM UM CHAMADO

TRÊS CARACTERÍSTICAS DE UM CHAMADO

Temos, portanto, como PRIMEIRA característica sobre quem é CHAMADO é que aquele que tem sido escolhido não anda pelo que se vê, mas anda pela FÉ.
(2 Cor 5:7)

Diz assim a palavra de Deus:

Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé, em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. (Rm1:17).

Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galadoador dos que buscam (Hb 11:5).

A SEGUNDA característica de quem é chamado por Deus é que quando Deus chama, ele exige “mudança de atitude”. Não tem como Deus usar alguém para um propósito se não mudar sua atitude.

O profeta Jonas não quis mudar de atitude quando o Senhor o chamou para pregar a Nínive. Como resultado acabou sofrendo de angústia no ventre do peixe por renegar a sua missão(Jn1:2,2:2). Ananias e Safira foram chamados, mas acabaram morrendo porque “acharam” que nada faziam de mal ao roubarem de Deus. (At 5: 1-11).

Muitas pessoas acham que nada tem feito de mal para Deus, mas quando fazemos algo pelo qual não fomos chamados, acabamos perdendo aquilo pelo qual fomos chamados.


Quando Saul resolveu sacrificar e não esperar por Samuel teve como consequência a rejeição do seu reinado da parte de Deus (1Sm 13:8-14;15:11).
Quando renegamos nosso chamado em detrimento do que “achamos” sofremos as consequências das nossas atitudes.

Outra coisa é que o Senhor sempre leva alguém para algum lugar para que esse faça a diferença.

Ele muda alguém para trazer mudança a algum lugar . Nas Escrituras usa-se expressões como“sal da tua terra”, “vai, pois, agora”,” dispõe-te”, “vai à tua força” ressaltando essa mudança de atitude. Só que essa mudança só é capaz mediante ao poder de Deus.

Moisés era pesado de língua, mas foi usado.

Jeremias não passava de uma criança e foi usado.

Isaías era um homem de lábios impuros e da mesma forma foi usado.

Paulo era perseguidor da igreja e foi tremendamente usado.

Pedro era iletrado e foi usado tremendamente.

O Senhor é soberano em todos os seus propósitos.
Como ouvi de certo pregador: Quando Ele chama, ele capacita. Quando Ele capacita, Ele envia.Quando Ele envia, Ele supre.Quando Ele supre, Ele respalda. Deus chama quem ele quer, da forma que ele quer e leva aonde ele quiser.

A TERCEIRA característica de um chamado é que para todo propósito existe um preço a ser pago. -O preço de renúncia.

Jesus disse que aquele que O segue deve carregar a sua cruz e isso significa abnegação e renúncia.

Jeremias teve um chamado para as nações porque esse foi o propósito de Deus. Houve um preço a ser pago por ele. Houve renúncia em sua vida. Houve reconhecimento da sua parte que era incapaz de seguir o chamado, por não passar de uma criança, mas foi Deus que o chamou desde o ventre de sua mãe. Não foi homem algum que chamou aquele profeta, mas o próprio Deus. Jeremias não procurou ser profeta “de tudo vai bem”, em ser bajulador, adulando reis corruptos para ter vantagem, nem se assentou a roda da impiedade. Jeremias seguiu seu chamado integralmente.

Ele cumpriu o seu chamado dado pelo Senhor conforme está escrito:

“Veja, eu hoje dou a você autoridade sobre as nações e reinos para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir para edificar e plantar (Jr 1:10).

Existiu um preço a ser pago por Jeremias, que muitas vezes foi a solidão, a indiferença do povo, a saudade dos seus, a injustiça por parte dos reis e etc..

Não é fácil trazer palavras duras da parte de Deus que venham a arrancar os costumes pecaminosos, despedaçar fortalezas de altivez humana, arruinar o orgulho da religiosidade hipócrita e destruir tudo aquilo que se levanta contra o conhecimento de Deus (2 Cor 10:5).

Aliás, essa é a tarefa mais difícil de um verdadeiro profeta e chamado por Deus, pois não se pode plantar e edificar espiritualmente em terras infrutíferas e pedregosas. (Mc 4:5;7). Jeremias por seu chamado sofreu perseguições, aflições e tribulações. Aquele que quer viver uma vida piedosa(reta) sofrerá perseguições (2 Tm 3:12).

O livro de Hebreus conta a história de pessoas que foram chamadas por Deus e que em meio às aflições sofreram em busca de um chamado.Eram homens e mulheres pelas quais o mundo não era digno (Hb11:38).O escritor de Hebreus relata que através dos testemunhos desses fiéis estamos rodeados de uma “nuvem de testemunhas”.Era como se ele quisesse dizer:

Viu aí, meu amado, o que é um verdadeiro chamado?
Viu quanto custa um chamado por Deus?
E quantos foram fiéis ao Senhor?

Isso também nos serve de lição HOJE para o nosso chamado. Pois sempre haverá um prova da nossa fé para todo chamado. (Tg1:3;1 Pe 1:7)
Parece assustador conscientizar alguém do seu chamado, mostrando as provações que procede dele, mas o escritor de Hebreus complementa dizendo:

“Deixemos todo embaraço e o pecado que nos rodeia e “corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumidor da nossa fé, o qual, pelo gozo que estava proposto, suportou cruz, desprezando a afronta e assentou a destra do trono de Deus” (Hb 12:2).

Deixar todo embaraço é sair daquilo que te prende a este mundo, quer alguém ou algo, bem como, o pecado que te assedia constantemente. É sair da “roda” dos escarnecedores e entrar na “roda dos santos”. Daqueles que pela fé viveram e morreram em Cristo por Deus. È deixar de olhar para os homens que cada dia se corrompe, mas olhando para Jesus, nosso maior referencial.

Todo aquele que é chamado às nações deve olhar somente para Deus. Como muitos mártires devemos olhar somente para Cristo.Todo aquele que é chamado deve vislumbrar a alegria do final do propósito e não as aflições do tempo presente.


A palavra de Deus diz que as aflições deste tempo presente “não são” para comparar com a glória que em nós há de ser revelada (Rm8:18).

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. (Jo 15:16)

Irmãos, quanto a mim, não julgo a velo alcançado, mas uma coisa faço; esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3:13-14)

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (Fp 1:

REFLITA POIS VOCÊ TEM UM CHAMADO..............................

Prª mirian